A IMPORTÂNCIA DAS TÂMARAS NO QATAR
Acredita-se que o cultivo das tâmaras, tenha origem há cerca de 8.000 anos.
Em Al Zubarah, um sítio arqueológico do século XVIII e XVIV, reconhecido pela UNESCO, encontra-se uma grande quantidade de Madbasa. A Madbasa é uma prensa de tâmaras usadas para fazer o xarope de tâmara.
Dessa forma, podemos entender a importância desse fruto na economia, cultura, religião e alimentação do povo Qatari.
A época das tâmaras é nos meses de verão, mas é possível encontrá-las o ano todo. Atualmente, o Qatar é décimo sexto maior produtor de tâmaras do mundo. O cultivo do fruto, representa 7,2% da produção agrícola do país e estima-se uma produção anual de mais de 21 toneladas.
A IMPORTÂNCIA DAS TÂMARAS NO RAMADAN
Durante o mês do Ramadan, podemos entender melhor sobre as tâmaras e a importância religiosa para os muçulmanos. Durante esse mês, que é o mais sagrado para a religião islâmica, os muçulmanos utilizam o fruto para quebrar o jejum.
O profeta Maomé costumava comê-las para quebrar o jejum e o Alcorão as menciona 23 vezes.
Por ser um alimento rico em potássio, fibras e cálcio, ajuda a controlar os índices do corpo humano, além de prepará-lo para receber uma refeição após um longo período de jejum.
O profeta Maomé quebrava o jejum com três tâmaras ou em número ímpar. As tâmaras podiam ser secas ou frescas e sempre acompanhadas por um gole de água.
Existe um ditado, em inglês usado aqui que é : “seven dates a day, keeps the doctor way”. Em outras palavras seria ” coma sete tâmaras ao dia e não ficarás doente”.
IMPORTÂNCIA DAS TÂMARAS NA HOSPITALIDADE ÁRABE
Ter uma tamareira em casa indica hospitalidade, sendo a hospitalidade, parte da cultura árabe.
Dessa forma, podemos observar muitos hotéis e restaurantes com um cantinho reservado para as tâmaras e café árabe (outro ícone da hospitalidade qatari). Ao ser recebido na casa de um qatari, eles irão te oferecer tâmaras e café árabe como sinônimo de boas vindas.
Tradicionalmente os muçulmanos no Qatar comem tâmaras todos os dias antes de tomar café da manhã. Isto ajuda o corpo a se preparar para receber uma refeição e ter energia para o resto do dia.