Para entendermos melhor o mês sagrado do Ramadan, vamos falar sobre o calendário islâmico e como os 5 pilares da religião islâmica, regem a vida dos muçulmanos.

CALENDÁRIO ISLÂMICO

O calendário Islâmico começou a contar em 16 de Julho de 622, quando Maomé fugiu de Mecca para Medina, ato chamado de Hegira (AH). O calendário é lunar, tem 12 meses e tem entre 354 a 355 dias, tendo em torno de 11 dias a menos que o calendário gregoriano.

ORIGEM DO ISLÃ

A religião nasceu em 610 D.C com o profeta Maomé. Ele recebeu revelações de Allah através do Arcanjo Gabriel e essas revelações foram gravadas, dando origem ao Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos.

Islam deriva da palavra sal’m que significa submissão à Allah e seus praticantes são chamados de muçulmanos.

Os muçulmanos acreditam que Maomé foi o último mensageiro de Allah, sendo assim seu último profeta, já que foi ele quem recebeu a versão inalterada da revelação de Deus.

OS 5 PILARES DO ISLÃ

A Fé ou Shahad- é o ato do individuo de rezar e aceitar a divindade de Allah e que Maomé e o mensageiro de Allah. É a porta de entrada no islamismo.

Oração ou Salat- É obrigatório a todos os muçulmanos rezar 5 vezes ao dia e sempre em direção à Mecca. As rezas são feitas ao amanhecer, ao meio dia, no meio da tarde, ao por do sol e aproximadamente uma hora após o por do sol.

Antes de rezar, os muçulmanos devem lavar tudo que entra em contato com o solo: rosto, pescoço, mãos, joelhos, pernas e pés. Esse ato é chamado de ablução. As orações podem ser feitas em qualquer lugar, desde que sejam lugares limpos e devem estar direcionados à Mecca.

A oração é a primeira coisa que o muçulmano ouve ao nascer e a última que ouve quando está morrendo.

Caridade ou Zakat- Todo muçulmano deve doar 2,5% de seus proventos para os mais necessitados. Estão dispensados de doar, aqueles que não tem recursos ou que seus bens sejam menores que 85 grs. de ouro.

Jejum- Durante o mês sagrado do Ramadan, os muçulmanos jejuam do nascer ao por do sol, devem se abster de maus pensamentos, de relações sexuais, praticar caridade, autodomínio e autocontrole. A quebra do jejum é feita com tâmaras, café árabe, chá ou água. A refeição principal da quebra do jejum se chama Iftar e a refeição feita antes do início do período de jejum se chama Suhoor.

Hajj, a peregrinação à Mecca-  Pelo menos uma vez na vida os muçulmanos devem viajar à Mecca. Deve ser feita durante o último mês do calendário islâmico, o Dhu Al Hija, onde são cumpridos vários rituais, como dar voltas em torno da Kaaba. Os peregrinos devem usar roupas simples para que não haja distinção de classe perante ao olhos, sendo todos iguais diante de Deus. Aqueles que cumprem a peregrinação, tem o direito de acrescentar Hajj ao seu nome.

RAMADAN

Ramadan é o nono mês do calendário lunar islâmico e por isso não é celebrado todos os anos na mesma data. O mês do Ramadan pode durar de 29 a 30 dias e começa com a lua crescente e termina com a lua nova. Seu nome significa “ardente”, pois acredita-se que sua origem tenha sido pelo fato do primeiro jejum ter sido realizado no período mais quente do ano. Foi também no mês do Ramadan que o alcorão foi revelado para Maomé.

Durante esse período os muçulmanos devem fazer jejum (Sawam) do nascer ao por do sol. Essa prática faz parte dos 5 pilares do Islã, onde os fiéis além do jejum, devem praticar caridade, se abster de maus pensamentos e relações sexuais, intensificar os laços familiares, aumentar a frequência das orações nas mesquitas e praticar o autocontrole e autodisciplina.  Não podem comer nenhum alimento, água ou mascar chicletes.

Alguns muçulmanos são isentos de praticar o jejum como idosos, crianças, pessoas doentes, mulheres que estejam em período menstrual entre outras exceções.

Além das cinco orações diárias, os muçulmanos rezam uma oração especial, estreitando dessa forma, seus laços com Allah.

A refeição após o jejum é o Iftar, onde os muçulmanos se reúnem com amigos e familiares para fortalecer laços. A quebra do jejum para o Iftar é feita com tâmaras, água ou iogurte.

Nesse período é comum ver tendas de caridade de Iftar montadas pela cidade.

O Suhoor é a refeição feita durante a madrugada e é feita antes do início do jejum, substituindo assim, o café da manhã.

Assista aqui ao vídeo do Ramadan no Youtube.

CELEBRAÇÕES

Garangao- É celebrado na décima quinta noite do Ramadã. As crianças saem as ruas vestindo trajes tradicionais e indo de porta em porta receber doces e guloseimas dos vizinhos, enquanto também cantam canções tradicionais. A tradição é típica na cultura dos países do Golfo Arábico.

Lay At Koor- Celebrado na noite de 26 para 27, foi a data que Maomé recebeu a primeira revelação do Alcorão. É considerada a noite mais importante para o Islã.

Eid Al Fitr- Acontece quando a lua nova é avistada no céu, marcando assim o fim do Ramadan. O início do mês seguinte (Shawwal) é marcado por 3 dias consecutivos de feriado. Nesses dias os muçulmanos distribuem alimentos para os pobres, trocam presentes e se reúnem para refeições fartas.

Bruna Bardavid

Bruna Bardavid

Sou brasileira e moro fora do Brasil desde 2015. Sou formada em administração de empresas, já fui comissária de bordo e já trabalhei em uma multinacional de consultoria. Sou casada e tenho três filhos. Moro em Doha, no Qatar desde 2016, sou personal concierge, organizadora de roteiros, anfitriã e guia certificada fluente em português e inglês. A paixão pela cidade, cultura e a vida em Doha, me despertaram a vontade de querer compartilhar os melhores lugares, tradições e cultura desse lugar tão único! Temos lugares muitos especiais para serem vistos por aqui!