Umas das maiores celebrações religiosas para os muçulmanos é o ano novo e a peregrinação à Mecca.
O ano novo islâmico é uma celebração que acontece por motivos religiosos diferentemente da nossa. É a segunda maior celebração islâmica, ficando atrás apenas do Ramadan. Para saber mais sobre o Ramadan, clique aqui.
HAJJ- A PEREGRINAÇÃO À MECCA
Primeiramente, precisamos entender a importância dessa celebração para os muçulmanos.
É neste último mês do calendário islâmico que eles fazem o Hajj, a peregrinação à Mecca, cidade mais sagrada para os muçulmanos e que fica na Arábia Saudita. O Hajj é o quinto pilar do Islam. Para saber mais sobre os outros pilares, clique aqui.
O Hajj cai a cada ano em uma data diferente em relação ao calendário que estamos acostumados, já que o calendário lunar islâmico tem cerca de 11 dias a menos que o nosso calendário, que é solar. Até mesmo, em outros países que usam o calendário lunar para celebrações, ele pode cair em datas diferentes, pois o avistamento da lua muda de região para região.
QUEM DEVE FAZER O HAJJ?
Pelo menos uma vez na vida, o muçulmano adulto, desde que tenha condições financeiras e saúde, deve realizar o Hajj. A peregrinação à Mecca dura 5 dias e deve ser feita entre o oitavo e décimo terceiro dia do último mês do calendário, chamado de Dhu Al Hijja. Os fiés não devem se endividar ou deixar dívidas para sua família, para fazer o Hajj.
Caso essa peregrinação à Mecca seja feita em outra época, é chamada de Umra e não substitui o Hajj, apesar de ser considerado uma ação nobre.
Ao longo do mês ocorrem várias celebrações. É um momento que os muçulmanos se reunem com a família, praticam a caridade e se abstém de maus pensamentos.
MAIOR CONCENTRAÇÃO ÚNICA DE PESSOAS
O Hajj é a maior concentração única de pessoas no mundo, estimando reunir entre 2-3 milhões de pessoas . O fiel que o concluir, pode adicionar a expressão “el Haje” na frente do nome. Essa expressão é sinônimo de status e respeito entre os membros da família e da comunidade.
Antes de mais nada, precisamos entender como surgiu o Hajj e seus ritos.
O profeta Maomé estabeleceu alguns ritos, baseado na história do profeta Ibrahim. Esses ritos são executados durante o Hajj.
Os muçulmanos acreditam que Ibrahim, ordenado por Allah, deixou sua esposa Hajar e seu filho Ismail no deserto de Mecca. Quando os suprimentos de Hajar e Ismail acabaram, ela saiu em busca de água, correndo 7 vezes entre as colinas de Safa e Marwah, mas mesmo assim não encontrou. Ao voltar de encontro ao seu filho, se surpreendeu ao ver que no local havia surgido uma fonte de água. Essa fonte de água, é poço de Zam Zam e hoje fica próximo a Kabaa, dentro da mesquita Al Haram. O poço tem 35 metros e sua água é considerada sagrada.