Se você está planejando sua viagem para esse pequeno país do Oriente Médio, leia este artigo sobre a culinária qatari – o que e onde comer no Qatar.
No Qatar temos todos os tipos de restaurantes, japonês, italiano, indiano, inclusive, churrascaria e até mesmo os que vendem açaí ! É uma diversidade gastronômica muito grande.
INFLUÊNCIAS NA CULINÁRIA QATARI
A população Qatari é composta em sua grande maioria por expatriados, sendo 89% de estrangeiros. A maior comunidade, superando a dos próprios qataris é de indianos.
Nos supermercados encontramos uma variedade imensa de alimentos, com seções dedicadas a cada país. ⠀
⠀
Mas vamos falar do Qatar. A culinária Qatari em si, tem três grandes influências, a Iraniana, Libanesa e Indiana. São refeições bem condimentadas, geralmente com arroz, açafrão, marsala e outros temperos. Eles consomem muita carne de cordeiro, peixes e legumes. ⠀
RESTRIÇÕES DA CULINÁRIA QATARI
A carne de porco no Qatar é restrita aos estrangeiros não muçulmanos e mesmo assim, vendida em um único lugar e precisa de autorização para compra-lá. Nesse mesmo centro de distribuição é onde os residentes compram as bebidas alcóolicas para consumo privado e em casa.
As bebidas alcóolicas para o turistas são comercializadas apenas nos hotéis de cadeia internacional. Aqui no Qatar não encontramos bebidas para vender em supermercados ou restaurantes de rua e shoppings.
IMPORTÂNCIA DAS REFEIÇÕES PARA OS QATARIS
As refeições para os Qataris são eventos para se reunirem com a família e amigos. Especialmente em feriados como o EID Al -Fitr e Eid Al Adha e na quebra do jejum do Ramadan, eles celebram se reunindo com amigos e família para fazer as refeições principais.
Você sabia que alguns pratos , eles comem com as mãos? Essa tradição, herança de quando eles viviam como beduínos no deserto, consiste em colocar a refeição principal no centro e todos sentam em tapetes, em volta. Geralmente essas refeições são feitas nos majilis, que é a sala onde eles recebem seus convidados.
HOSPITALIDADE ÁRABE
As tâmaras e café árabe fazem parte da cultura e da hospitalidade do Qatar. Quando você visita a casa de um qatari, eles te servem o café, juntamente com as tâmaras. Em quase todos os hotéis você vai encontar um cantinho com essa dupla.
O Qatar é o decimo sexto maior produtor mundial de tâmaras, com aproximadamente 581 mil pés de tamareira e uma produção superior a 21 toneladas (2010). A produção equivale a aproximadamente 7,2% do total de produção agrícola.
Os muçulmanos também usam as tâmaras para quebrar o jejum no mês do Ramadan.
O café árabe é uma mistura de açafrão e cardamomo que deixa o café com um aroma e sabores únicos. Ao preparar o café árabe, o grão do café é menos torrado que o nosso, por isso ele possui uma coloração dourada, fazendo com que muitos achem que parece um chá.
ONDE EXPERIMENTAR A CULINÁRIA QATARI
Sobre a Culinária Qatari- O que e onde comer no Qatar.
Se você quer provar a gastronomia Qatari , recomendo o Souq Waqif. Tem restaurantes locais deliciosos por lá! Deixo aqui minhas sugestões de pratos:⠀
- Majboos – Arroz temperado feito com cordeiro ou frango e legumes.
- Balaleet- É uma massa cabelinho de anjo, feita com açúcar, água de rosas e açafrão, vai omelete por cima. Geralmente é consumido no café da manhã.
- Luqmait- Parece o nosso bolinho de chuva, mas feito com cardamomo ou açafrão. Ele é frito, sendo crocante por fora e fofinho por dentro.
- Rogag- Parece uma panqueca bem fininha que pode ser consumida pura ou recheada de ovo, queijo, carne…⠀
Além disso encontramos muitos alimentos que são tradicionalmente vendidos no Brasil, como húmus, babaganoush, falafel e outros pratos típicos do Oriente Médio.
OS RESTAURANTES NO SOUQ QUE EU RECOMENDO
Sobre a Culinária Qatari- O que e onde comer no Qatar:
- Shay Al Shoomos- Point muito frequentado pelos locais, inclusive por membros da família real. A Shams foi a primeira mulher Qatari a ter comércio no Souq Waqif e é ela quem comanda a cozinha e produz os temperos utilizados, que aliás, são comercializados na loja ao lado. Recomendo ir para o café da manhã!
- Se você procura por uma experiência local e tradicional, recomendo o Al Jasra Restaurant, no Souq Waqif.
- Para comer deliciosos quitutes como o Luqaimat, recomendo as barraquinhas de street food , no Souq Waqif. Todos os dias ao entardecer , em frente a grande praça do Souq, são instaladas várias barracas com comidas de rua além de outras atrações.
- No corredor principal do Souq Waqif, em frente às lojas de souvenir, tem alguns restaurantes de culinária local, onde é muito comum ver as pessoas sentadas reunidas e fumando shisha.
- Já se você procura uma experiência suntuosa , recomendo sem dúvidas o Al Manchab no luxuoso shopping Al Hazm Mall é o lugar.
Se permita experimentar pratos novos, te garanto que você vai se apaixonar!⠀