O Museu Nacional do Qatar é o meu queridinho, adoro tudo nele, desde a arquitetura, suas seções interativas, a maneira como ele conta a história do Qatar até a loja de souvenir mais linda de todos os tempos.
HISTÓRIA DO QATAR
O Museu Nacional do Qatar abriu em março de 2019 e seu acervo conta a história do Qatar em três capítulos, distribuídos em 11 galerias: O começo, a vida e a história do Qatar moderno. O Museu desta maneira, garante a preservação da cultura, herança e o futuro do país.
Na primeira galeria eles falam sobre a flora e a fauna desse país, que é uma península desértica, banhada pelo Golfo Arábico.
Em um passado não muito distante, o povo qatari vivia em tribos beduínas no deserto, até começarem a se estabelecer no litoral. A economia do Qatar antes da descoberta dos primeiros poços de petróleo era baseada na pesca da pérola. No decorrer do século XX, três grandes acontecimentos econômicos mudaram o destino desse pequeno rico país. O primeiro estava associado à pesca e ao comércio de pérolas, que começou a declinar devido a recessão de 1929 e a descoberta dos japoneses em cultivar pérolas em cativeiro. Anos se passaram, veio a descoberta de petróleo, seguida vinte anos depois pela descoberta do gás natural. O Qatar então se viu de um país pobre, a um dos países mais ricos e modernos do mundo. Mesmo com tanta riqueza e desenvolvimento, o Qatar nunca deixou suas tradições de lado, fazendo com que ele seja um destino tão incrível, onde essa conexão entre passado e futuro atraia pessoas do mundo todo.
HISTÓRIA, MODERNIDADE E INTERATIVIDADE
O Museu Nacional, conta essa história atráves de diversos telões gigantescos, que passam vídeos sobre esse pequeno país do golfo arábico e que nos inserem por completo nessa experiência. Os sons, as cores e as imagens refletidas, nos levam para cada época retratada.
Além de moderno, tecnológico e interativo, o museu é acessível, tendo objetos para toque e descrições em braile para deficientes visuais. Além de ter elevadores e rampas de acesso para pessoas com deficiências de locomoção e carrinho de bebe.
ARQUITETURA E AS ROSAS DO DESERTO
O Museu Nacional do Qatar é um projeto do arquiteto francês Jean Nouvel, que se inspirou nas rosas do deserto cria-lo. Ele foi construído em volta do antigo e recém restaurado, Palácio do Sheikh Abdullah bin Jassim Al-Thani, antigo palácio da família real e sede do governo por 25 anos.
As rosas do deserto são cristais formados pela ação do vento, junto com a areia e partículas de sal, que ao longo dos anos vão formados essas lindas esculturas naturais, encontradas no deserto.
Os discos interligados dão forma ao museu de arquitetura única, além de formarem uma espécie de barreira que atua como proteção contra os raios solares e promovem sombra.
GALERIAS E PLAYGROUND PARA CRIANÇAS
O museu também é perfeito para crianças, já que cada galeria tem uma área dedicada a eles. Os pequenos podem colocar a mão na massa e aprender brincando, com várias atividades e jogos interativos.
Na área externa, existem dois playgrounds – O Adventure Ship Playground e o The Cave of Wonders.
Mães de crianças pequenas sabem, que as vezes leva-las à museus pode ser um programa cansativo.
RESTAURANTES E CAFETERIAS
No quarto andar do Museu, tem o restaurante de culinária qatari Jiwan by Alain Ducasse. Seu nome significa pérola perfeita e ele é liderado pelo chef Damien Leroux e pelo chef Jeremy Cheminade.
O almoço vale muito à pena e o restaurante tem uma vista lindíssima para West Bay.
Além do restaurante, tem a o Desert Rose café, para lanches rápidos ou uma pausa para um chá.
Sem dúvidas é um passeio para toda família.
COMO CHEGAR
A estação de metrô Museu Nacional, da linha amarela é ao lado do museu.Tem estacionamento grátis no local, sendo possível ir de carro privado, uber ou táxi.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Devido a pandemia, o Museu Nacional do Qatar encontra-se fechado para visitação.
As lojas de souvenir e os restaurantes Jiwan e Desert Rose estão abertos mediante a reserva.